• DESTAQUE DA SEMANA

28 de junho de 2015

:: TOP 10 - Os maiores "Puxadores de Trio Elétrico" do Carnaval de Salvador

Durante os últimos 15 dias, o AxéBook, quis saber dos nossos internautas, quais foram os dez maiores puxadoras de trio elétrico nesses 30 anos de Axé Music. 

E com uma votação bem expressiva, o cantor Ricardo Chaves levou o título de maior puxador de Trio Elétrico do carnaval de Salvador. 


Confira as 10 mais votadas pelo público: 


10 - Tuca Fernandes (13 votos)


Tuca Fernandes, despontou no carnaval na antiga banda Jheremmias não bate corner, que mais tarde se reformulou e ganhou destaque no cenário nacional, com o nome de Jammil e Uma Noites. 

Com grandes clássicos como "Praieiro"; "Ê saudade" e "Pra te ter aqui", o cantor se firmou como um dos maiores músicos e cantores de trio elétrico do Carnaval de Salvador.
Em nova fase, o cantor segue carreira solo, puxando o bloco balada no circuito da Barra.


09 - Xanddy  (14 votos)

Xanddy e o Harmonia do samba, despontaram no ano de 2000, e ganharam o Brasil com os hits "Vêm Neném"; "O rodo" e "Desafio".

Xanddy mudou o conceito dos homens se apresentarem nos trios elétricos, até então os homens não dançavam, e o cantor mudou esse estilo e foi um dos primeiros cantores a apresentar coreografias no trio.

Hoje o Harmonia do Samba,  é o maior grupo de pagode baiano do carnaval de Salvador, com projetos grandiosos como a "Maior segunda feira do Mundo" e com o tradicional bloco "Meu e Seu" no circuito da barra, a banda é uma das campeãs de vendas do carnaval. 

08 - Luiz Caldas (15 votos)


Com o hit "Fricote", Luiz Caldas apresentou o até então desconhecido "Axé  Music" para todo o Brasil, e com isso ganhou projeção nacional e o status de "pai" do axé.
Com mais de 40 anos a frente de trios elétricos, Luiz é uma das maiores referências de cantores se falando em trio que a Bahia tem.

O cantor durante anos foi atração de grandes blocos como "Coruja", "Camaleão", "Internacionais" e "Tapajós".

Durante o carnaval desse ano, Luiz recebeu diversas homenagens sobre a sua contribuição para o carnaval de Salvador. 

07 - Sergynho (16 votos)


Sergynho é um dos tradicionais puxadores de trio elétrico existentes na Bahia, com as frase "Tira o pé do Chão", o cantor se tornou referência em como se puxar um trio elétrico no carnaval.

Com passagens pela banda Papa Léguas e Cheiro de Amor se tornou figura conhecida no carnaval, mas foi na Pimenta N'ativa que o cantor conseguiu sucesso nacional, ao estourar a música "Maria Joaquina" em todas as rádios do país. 





06 - Tatau (17 votos)


Tatau além de ser um excepcional cantor, é um dos maiores compositores que o axé music tem. A frente do Araketu, ganhou sucesso em todo o Brasil, e clássicos como "Araketu bom demais", "Pipoca" e "Cobertor" estouraram em todas as rádios e blocos do Carnaval de Salvador.

Tatau é um puxador clássico de bloco de carnaval, com o samba Reggae e energia que só o baiano tem, o cantor é referência de como ser um grande puxador de trio. 



05 - Tomate (39 votos)
Tomate despontou na Banda Rapazzola com a música "Coração" que em pouco tempo se tornou um grande sucesso nas rádios de todo o país. 
O cantor ousou ao misturar com bastante intensidade clássicos de rock, pop e reggae em suas puxadas de trio elétrico.

Tomate, é um dos grandes cantores de trio dessa segunda geração da axé music, ele é explosivo,empolgante e sobre tudo, talentoso. 

04 - Bell Marques (53 votos)


Falar de Bell, automaticamente é falar de Chiclete com Banana. Durante duas décadas a banda, foi campeã de vendas no carnaval, e seus hits os mais executados do verão de todo o país, "100% você", "Cabelo Raspadinho", "Voa Voa" e tantas outras. 

Bell e o Chiclete são sem dúvidas a referência de todo o conceito existente de trio elétrico que existe atualmente no carnaval. 





03 - Saulo Fernandes (54 votos)


Saulo ganhou o carnaval ainda a frente da banda Chica Fé, onde permaneceu por quatro anos, até chegar a banda Eva e se eternizar como um dos grandes talentos da nova geração do axé music.

A frente do bloco Eva, gravou grande álbuns e venceu todos os grandes prêmios existentes no carnaval de Salvador. Clássicos como "Não me conte seus problemas", "Tão sonhada", "Circulou" e "Preta", marcaram sua passagem pela banda.

Em carreira solo, mostrou a nova geração, o verdadeiro samba reggae, com a canção "Raiz de todo bem" memorável sucesso do carnaval de 2013. 

02 - Netinho (76 votos)

Netinho é um conceito prático do que é o axé music. Sempre com shows performáticos, com muitos detalhes, e músicas que nos remetem a todo o momento a estar atrás do trio elétrico.

O cantor despontou ainda na "Banda Beijo" nos anos 80, com o mesmo conceito, estreou em carreira solo, e foi durante anos, o principal cantor do carnaval da Bahia. Hits como "Mila", "Estrela primeira", "Aconteceu" e "Capricho dos deuses" marcaram a carreira do cantor. 

Durante um momento difícil em sua vida pessoal com problemas de saúde, o cantor prometeu que em breve irá retomar sua carreira de sucesso. 

01 - Ricardo Chaves (706 votos)


Ricardo Chaves é merecedor desse título, de ser considerado o "Rei" dos trios. O cantor teve formação musical no rock, e isso vemos em suas músicas, que a todo o momento empolgam e não deixam que nossos pés fiquem no chão.

Canções como "O bicho", "Acabou", "Deitar e rolar" e "Balanço do trem", são clássicos que devem ser lembrados em todas as grandes festas de axé music. 

Ricardo, é um dos desbravadores em se tratando de trio elétrico no carnaval de Salvador. O conceito atual de trio elétrico, com grandes caixas de som, sonoridade e estrutura de bloco, tem grande participação do mestre Ricardo, que ousou em colocar seus blocos sempre a frente do seu tempo.  Ricardo esteve a frente de grandes blocos como "Coruja", "Crocodilo", "Eu vou" e "o bicho". 

Sem dúvidas, ele tem todo o mérito de ser o maior de todos os tempos. 



Confira a votação: